A sua empresa está
preparada para a LGPD?

O que é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?

Em agosto de 2018 nasceu a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que de maneira inovadora visa proteger o cidadão do compartilhamento indesejado de suas informações cadastrais.

Tão inovadora era a referida Lei que foram necessários alguns anos para que as empresas se adequassem e somente em outubro de 2021 é que a agência reguladora pertinente (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) começou a fiscalizar e autuar as empresas que não estivessem de acordo.

Neste diapasão, é necessário que as empresas urgentemente se adequem à LGPD. Conforme o artigo 41 da LGPD, as organizações que tratam dados pessoais deverão indicar obrigatoriamente um Encarregado (DPO), o qual funciona como um elo entre o controlador (empresa), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD) e os titulares de dados.

Como a LGPD afeta as empresas?

Essa lei muda a forma como as empresas lidam com informações e dados pessoais. Sob a ótica da LGPD, basicamente, as empresas devem: Ser mais transparentes e conscientes em relação ao uso de dados pessoais de seus clientes, parceiros e usuários.

O que a LGPD exige das empresas?

A lei prevê os deveres da empresa em caso de incidentes de segurança ou violação de dados pessoais, como roubo de um pendrive, hack do sistema, perda do controle sobre a base, vazamento de informações, ransomware, entre outros.

Quais empresas devem seguir a LGPD?

As áreas que são mais impactadas com a LGPD são comércios que solicitam algum dado pessoal do cliente, instituições bancárias, empresas de tecnologia, negócios digitais e empresas que fornecem algum tipo de serviço e retém informações pessoais de clientes.

DPO as a service (DPOaaS)

O formato “Encarregado como Serviço”, ou DPO as a service (DPOaaS), previsto em lei, é a melhor solução para contar com uma equipe com profissionais multidisciplinares e experientes capazes de gerenciar toda a estrutura de governança em privacidade.
Algumas das vantagens do modelo são:

Redução dos custos de salários e encargos trabalhistas

Não há necessidade de equipamentos e espaço físico

Elimina custos com treinamento e certificação do DPO

Elimina o risco de um conflito de interesses do DPO

Equipe de especialistas com múltiplas experiências em empresas de segmentos distintos

O cliente mantém o foco em sua atividade principal

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